Terapia da Fala

A terapia da fala é a especialidade da área da saúde que se dedica à prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas. Estas perturbações podem ser ao nível da fala e da linguagem mas também relacionadas com as funções auditiva, oro-muscular, cognitiva, respiratória, voz e deglutição.


O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O terapeuta da fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).


O terapeuta da fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

Áreas de Atuação

Comunicação

Doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e alguns síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar. Neste sentido o terapeuta da fala intervém, adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação.

Linguagem Oral

A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.
A linguagem oral engloba a componente expressiva e compreensiva e é composta por quatro elementos linguísticos: a semântica (reconhecimento, significado e relação entre as palavras), a morfossintaxe (conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais), a fonológica (reconhecimento dos sons da fala) e a pragmática (capacidade de adequação da linguagem ao contexto).
As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.
O terapeuta da fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas.

Linguagem Escrita

A linguagem escrita, ao contrário da linguagem oral, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O terapeuta da fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.

Articulação Verbal Oral

A articulação verbal consiste na produção oral dos fonemas/sons. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam sem qualquer alteração. Alterações neurológicas (como os acidentes vasculares cerebrais ou os traumatismos crânio-encefálicos) ou imaturidade dos músculos orofaciais são algumas das causas de alterações na articulação verbal.

Fluência

A fluência consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso não fluente carateriza-se por bloqueios no início da emissão, repetições ou prolongamentos de sílabas e pausas excessivas que se produzem numa gaguez.

Voz

A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).
O otorrinolaringologista é o médico responsável pela realização do exame e diagnóstico da causa da alteração vocal. O terapeuta da fala intervém na prevenção da sintomatologia, na eliminação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

Deglutição

A deglutição consiste na capacidade de ingestão de alimentos e é dividida em quatro fases (preparatória, oral, faríngea e esofágica). Por questões neurológicas ou mecânicas podem ocorrer dificuldades em uma ou mais fases da deglutição, comprometendo assim uma nutrição e hidratação segura. O terapeuta da fala avalia e intervém na reabilitação da deglutição.

Motricidade Oro Facial

Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respetivas funções estomatognáticas (a sucção, a mastigação, a respiração e a fala).

CORPO CLÍNICO

Construímos relações de confiança

Ana Margarida Fernandes

Terapia da Fala

Marlene Martins

Terapia da Fala

Diana Teixeira

Terapia da Fala

Sandra Martins

Terapia da Fala

Elvira Teixeira

Terapia da Fala

Soraia Antunes

Terapia da Fala

Margarida Lopes

Terapia da Fala
ACORDOS E PROTOCOLOS

Diversos acordos para que tenha as melhores condições no tratamento da sua saúde

MARCAÇÃO ONLINE

Faça o seu pedido de marcação de consulta

Scroll to Top