Pneumologia

Os exames diagnósticos na pneumologia são de extrema importância, influenciando na decisão terapêutica. Entre os métodos diagnósticos existentes, os de maior utilização são os que se caracterizam pela baixa complexidade e alto valor informativo.  

Para tal, dispomos dos seguintes exames complementares de diagnóstico: 

 

 

Espirometria simples 

 

Exame auxiliar de diagnóstico, que avalia o funcionamento dos pulmões. Mede a quantidade de ar que é inspirado, expirado e com que rapidez é expirado. Permite diagnosticar asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e outras doenças respiratórias. Também pode ser usada periodicamente, para monitorizar o estado da função pulmonar e verificar se um tratamento da doença crónica está a ser eficaz. 

 

 
Espirometria com  prova de broncodilatação  

 

Na prova de broncodilatação com salbutamol (β2-broncodilatador de curta ação), o individuo inala uma dose de salbutamol de 100 µg (1 puff), inspirando lenta e profundamente até atingir a capacidade pulmonar total durante 3–5 segundos, prende a respiração por 5–10 segundos e expira. Este procedimento é repetido quatro vezes (total de 400 µg de salbutamol), em intervalos de 30 segundos. No entanto, se houver qualquer preocupação de afetar a frequência cardíaca do indivíduo ou causar a ocorrência de tremores nas mãos, a dose pode ser reduzida para 200 µg.  Após 15 min da última inalação de medicamento, a espirometria é repetida. 

 

 
Pletismografia 

 

A plestismografia permite avaliar os volumes pulmonares, mas de uma forma mais detalhada, já que estima também a capacidade pulmonar total e o volume residual (volume de ar presente nos pulmões no final de uma expiração máxima).  A plestismografia é realizada num pletismógrafo – cabine totalmente fechada e com um volume conhecido onde o doente é colocado durante o exame. 

 

 
Teste de Difusão 

 

As trocas gasosas realizam-se nos pulmões, ao nível dos alvéolos pulmonares. Consistem na transferência do oxigénio e na remoção de dióxido de carbono do sangue venoso, tornando-o sangue arterial. 

O teste de Difusão permite avaliar a capacidade de difusão dos gases a este nível. Para isso, os utentes são submetidos à inalação de um gás (que compete com o oxigénio na ligação à hemoglobina dos glóbulos vermelhos) durante um período de tempo determinado.  A posteriori é quantificada a sua concentração no ar expirado, permitindo avaliar a superfície alveolar disponível para as trocas gasosas. 

 
 
Polissonografia (Estudo do sono) 

 

A polissonografia é um exame que serve para diagnosticar doenças relacionadas com o sono. O exame é realizado enquanto o doente dorme. São utilizados sensores para recolher e registar informações, assim, é possível verificar a atividade cerebral, cardíaca, muscular, o funcionamento do aparelho respiratório, entre outros fatores. 

 

 

CORPO CLÍNICO

Construímos relações de confiança

Dr. António Santos Costa, Especialista em Pneumologia e Medicina do Sono

Dr. António Santos Costa

Pneumologia

Elisabete Silva

Pneumologia
ACORDOS E PROTOCOLOS

Parcerias que criam valor
Por favor, contacte-nos para conhecer os acordos associados a cada serviço.

MARCAÇÃO ONLINE

Faça o seu pedido de marcação de consulta

Scroll to Top